Como surgiu o Novembro Azul?
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, principalmente sobre o câncer de próstata
O movimento de conscientização sobre a saúde maculina surgiu na Austrália, (chamado de Movember) em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. O símbolo do movimento desde o início foi o Bigode. A idéia inicial partiu de dois amigos, Travis Garone e Lucas Slattery, que conveceram 30 amigos a participar da ação.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
Em vários países, o Movember (https://ex.movember.com/pt) é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
O que você precisa saber sobre câncer de próstata? Leia aqui.